sábado, 5 de julho de 2014

Caça ao tirisco - História


No colégio quando entrava algum aluno novo no internato, os que estudavam há mais tempo gostavam de pregar-lhes uma peça; digamos que era para preparar-lhes para o convívio social junto ao grupo.

Muitos desses alunos vinham de outros estados e trabalhavam muitas horas por dia para pagar o alimento, a moradia e os estudos.

Na caça ao tirisco, eles convidavam o aluno novo para depois do jantar ir até o mato para “a caçada”.

Diziam-lhe que o animal era atraído com ruídos de latas, então levavam uma lata e um pedaço de pau e pediam para que o novato ficasse batendo na lata, para atrair o pequeno animal e eles dariam a volta para cercá-lo.

Nessa atitude eram até “caridosos” com o novo amigo, pois como esse não conhecia a mata poderia cair e se machucar ou até se perder. Enquanto ele fielmente cumpria sua parte e ficava no mato batendo na lata, os colegas entre risos voltavam para o dormitório e iam dormir.

Aconteceu caso do aluno ficar a madrugada inteira batendo na lata, enquanto seus colegas foram dormir embalados pelo barulho ritmado e longínquo e no dia seguinte todos os alunos do colégio, (menos o “caçador”), se divertiram com a história da miraculosa caçada.   

Era uma vida dura, mas valia à pena quando não desistiam da jornada e alcançavam seus ideais. 

Ouvi o caso de um angolano que trabalhava na limpeza dos laranjais e sempre se dedicava ao máximo. Como o serviço era dividido em fileiras, ele sempre estava à frente de seus colegas.

Alguns colegas notavam que por vezes ele tirava alguma coisa do bolso, olhava-a recolocando-a no lugar de onde tirara.

Ficavam intrigados, até que um deles perguntou-lhe o que era e ele mostrou-lhe uma pequena colher e explicou-lhe: - Quando estou cansado quase chegando à exaustão, olho para a pequena colher e me consolo, pois; “a sobremesa vem depois”  e essa atitude me dá ânimo para continuar.

Fui companheiro de classe de alguns e já li e ouvi histórias de vários outros estudantes, que pagaram seus estudos com serviços manuais, braçais e vendas de livros nas férias, mas venceram na vida; tiveram que lutar muito e ser perseverantes para que seu objetivo fosse alcançado.  - Sem luta não há vitória!

Um comentário:

  1. CRISTO VEM PREPARA-TE!

    LUCAS 21:25 e 26 – E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.
    LUCAS 21:11 – E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.
    II TIMÓTEO 3:1 a 4 – Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
    Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

    MATEUS 24:14 – E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
    APOCALIPSE 1:7 – “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o transpassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele.”
    ISAÍAS 25:8 e 9 – Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o Senhor falou.
    Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.

    APOCALIPSE 6:12 a 17 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;
    E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
    E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
    E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
    E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
    Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir.

    JOÃO 14:23 – Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
    E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.

    ResponderExcluir