Para quem não leu a história, acha que foi uma tremenda covardia. Três países contra um; inclusive dois com dimensões de um continente.
Na ocasião, o Paraguai era o país mais preparado na América Latina, tanto econômico como militarmente.
Devido a insensatez do ditador Solano Lopes, milhares de pessoas perderam a vida, inclusive acabou com a economia, indústrias e dizimou a população do Paraguai, tendo como saldo 300 mil mortos apenas de seu povo, contando entre civis e militares.
O Brasil não estava preparado para essa guerra, pois devido a combates na guerra da cisplatina, o exército Imperial estava bem desfalcado. Então o recrutamento era efetuado muitas vezes à força.
No princípio da guerra o exército imperial contava com apenas 10.000 homens, mas durante os cinco anos de guerra foram enviados cerca de 150.000 brasileiros para a luta, sendo que cerca de 50.000 foram mortos em combate.
As baixas argentinas foram de 18.000 homens e do Uruguai de 3.120 homens.
As perdas foram incalculáveis. O Paraguai perdeu cerca de 40% de seu território para o Brasil e Argentina e ficou com uma enorme dívida, sendo que o Presidente Getúlio Vargas, seguindo o exemplo da Argentina perdoou a dívida paraguaia, bem como devolveu troféus tomados durante a guerra.
Milhares de negros escravos com a promessa de
depois que terminasse a guerra sairiam livres, derramaram seu sangue em prol da
liberdade. Eles saíram direto das fazendas para o front de batalha e milhares
não voltaram mais para os seus.
Os índios Guaicurus que naquele tempo habitavam no oeste do Mato Grosso do Sul para defender seu território, combateram ao lado dos soldados brasileiros.
Eram guerreiros audaciosos e exímios cavaleiros. Nos conflitos escondiam-se no dorso dos cavalos para enganar os inimigos, fazendo-os pensar que os cavalos estavam sem cavaleiros. Destacaram-se pela tenaz resistência, imposta aos espanhóis e portugueses, em conflitos na bacia do rio Paraguai quando da colonização do Brasil.
Naquele tempo as maiorias dos combates eram corpo a corpo. O Antonio contou que muitas vezes eles viam guarnições inimigas montadas em cavalo e a distância parecia que eram poucos, pois estavam em fila indiana, mas quando se aproximavam a formação se dividia e aos gritos de homens e relincho de cavalos que eram abatidos, o campo virava uma verdadeira carnificina.
O Antonio trouxe para casa sua espada e contava que com ela cortou várias cabeças.
Essa espada ficou abandonada e era usada inclusive para cortar lenha. Caso a tivessem preservado, hoje seria uma preciosidade.
CRISTO VEM PREPARA-TE!
ResponderExcluirLUCAS 21:25 e 26 – E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.
LUCAS 21:11 – E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.
II TIMÓTEO 3:1 a 4 – Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
MATEUS 24:14 – E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
APOCALIPSE 1:7 – “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o transpassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele.”
ISAÍAS 25:8 e 9 – Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o Senhor falou.
Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.
APOCALIPSE 6:12 a 17 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;
E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir.
JOÃO 14:23 – Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.