sábado, 5 de julho de 2014

Pera dos alemães/Cobra no caminho - História

Todos os anos no tempo de maturação das peras, eu e meus irmãos e mais alguns colegas subíamos até perto da Cooperativa dos alemães (Atualmente supermercado Jacomar) e pedíamos para ajuntar as peras caídas no chão.

Os alemães não gostavam muito, pois davam para as vacas comerem. Mas vaca por vaca, deixavam os meninos ajuntarem, sendo que em casa comíamos e nossa mãe fazia doces em compotas.

Na volta aproveitávamos e mergulhávamos no Ribeirão dos Padilhas que naquele tempo não era poluído e era piscoso. 

Certo dia, eu estava sozinho vendendo tapetes na Colônia Witimarsun e passando o horário do almoço e não tendo armazém próximo, pedi em uma casa para ajuntar umas peras do chão que estava forrado.

O portão estava aberto e da janela a senhora falou: - “Pode, mas pegue só duas.”

Duas foram suficientes, mas lembrei-me da diferença entre a liberalidade dos alemães do bairro do Xaxim e daquela senhora.


NA COLHEITA – Certo dia eu e minha irmã Abigail, fomos ajudar o irmão mais velho a colher ameixas na chácara do “seu”  Leopoldo.

Foram contratadas várias pessoas para a colheita, mas o pagamento só efetuado apenas para os adultos e para o Samuel que era juvenil.

Lembro-me que eu mais comia do que ajuntava no cesto.

Nessa chácara, muitas vezes fomos comprar ovos e leite e gostávamos de entrar no mato e apanhar frutas silvestres, principalmente frutas de São João.
No caminho tomávamos banho no riacho e depressões do campo, onde acumulava água da chuva.

COBRA NO CAMINHO – Em outra ocasião; eu, meu irmão mais velho e mais uns dois colegas, fomos até a chácara do Seu Leopoldo, para comprar leite e ovos.

Era bem cedo e o Samuel e o Arildo iam pelo carreiro e imperceptivelmente desviaram do mesmo e devido eu estar descalço, não saía desse devido às rosetas.

Quando fui passar pelo local em que os dois se desviaram, vi uma cobra preparada para o bote. Gritei e o Arildo que estava com um facão, voltou para matá-la. Só que ela serpenteando pela grama alta conseguiu escapar.

Em outra ocasião matamos uma cobra coral à beira do riacho e por umas quatro vezes, foi morta cobra no quintal de casa, pois naquele tempo havia muitos campos e terrenos vagos, então essas eram abundantes.

 

Um comentário:

  1. CRISTO VEM PREPARA-TE!

    LUCAS 21:25 e 26 – E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.
    LUCAS 21:11 – E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.
    II TIMÓTEO 3:1 a 4 – Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
    Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

    MATEUS 24:14 – E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
    APOCALIPSE 1:7 – “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o transpassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele.”
    ISAÍAS 25:8 e 9 – Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o Senhor falou.
    Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.

    APOCALIPSE 6:12 a 17 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;
    E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
    E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
    E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
    E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
    Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir.

    JOÃO 14:23 – Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
    E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.

    ResponderExcluir