sábado, 5 de julho de 2014

Curitiba Cidade Sorriso - História



Em um belo final de semana resolvi fazer um “TUR” por Curitiba, através do ônibus de turismo, sendo que bem cedo me desloquei para a Praça Tiradentes, onde o primeiro ônibus sairia às 9hs.
No trajeto até essa, vi muita gente de todas as idades que também estavam aproveitando aquele dia lindo, que era a transição do inverno para a primavera; sol radiante, céu azul, jardins floridos, gorjeio de pássaros, revoada de borboletas, etc.
Vi inclusive um jovem casal que de bermudas, camisetas e tênis, faziam sua caminhada matutina. Só que ele andando rápido empurrava um carrinho com um nenê bem pequeno e era seguido por ela que empurrava outro carrinho com uma criança um pouco maior.  
Cheguei às 8h30m na praça e aguardei o ônibus que faria o primeiro passeio naquele dia.
Sentei no último banco e às 9 horas quando soaram as badaladas no relógio da catedral, o motorista deu a partida. 
O interessante é que vivo a mais de meio século em Curitiba e nesse dia passei por lugares onde nuca tinha passado antes.
O passeio é muito aproveitado por turistas de outros estados e também por estrangeiros. Ao subir para o ônibus, o senhor que entrou na minha frente junto com sua esposa derrubou seu boné. Ajuntei-o e lhe entreguei, sendo que ele agradeceu-me com um “gracias”. No lado oposto da fileira de banco em que eu estava, sentou-se um chinês bem grande e gordo que ocupou dois assentos e filmava todos os lugares em que o ônibus percorria. No banco à minha frente sentaram duas senhoras e ao lado mais um casal que eram de Brusque SC e ouvi também algumas pessoas falando em inglês.
Foi um passeio diferente e interessante, pois geralmente vemos as paisagens por baixo e quando temos oportunidades de olharmos as mesmas paisagens de outro ângulo, notamos algumas diferenças.
O ônibus transitou por ruas e parques numa velocidade baixa, então do alto foram possíveis ver particularidades que geralmente não notamos, tais como; cidade com muito verde, lindos condomínios com seus gramados bem aparados, cheiro suave das fruteiras floridas anunciando o início da primavera, parques repletos de pessoas, cachorros estirados preguiçosamente tirando sua soneca sob o sol da manhã, etc.
A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial, que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade.
Considerada uma das melhores do país, a Linha circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 44 km em cerca de 2 horas e meia. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. Para embarcar você compra uma cartela com 5 tíquetes por R$ 29,00 e tem direito a um embarque e 4 reembarques. Os veículos são equipados com sistema de som para fornecer informações gravadas sobre os locais visitados em três idiomas - português, inglês e espanhol.
Em 2008 foi impresso o livreto “Curitiba por Primeiro”  pela Prefeitura de Curitiba e pelos jornais Estado e Tribuna do Paraná em comemoração aos 315 anos, que contam um pouco de sua história, a qual transcrevo abaixo:
Primeiras Palavras O primeiro beijo, o primeiro carro, a primeira casa, a primeira escola, o(a) primeiro(a) namorado(a)!
Se todos nós temos boas lembranças de nossas primeiras experiências, por que não fazer o mesmo com a nossa cidade? Por que não lembramos dos primeiros momentos desta Curitiba?
Primeiro Aniversário – A 1ª vez que Curitiba comemorou seu aniversário no dia 29 de março foi no ano de 1842, ano em que, no dia 5 de fevereiro, a então Vila de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais foi elevada à categoria de cidade. Conta-se que nesta 1ª comemoração os curitibanos saíram em procissão pela cidade, que foi iluminada por velas e candeeiros iluminados a querosene.
Primeiro Bairro Apesar de Curitiba ter sido fundada na região da Praça Tiradentes, o que nos leva a crer que o Centro seria o 1º bairro da cidade, houve uma povoação anterior a ela, às margens do Rio Atuba. Acredita-se que já em 1649 havia homens por ali procurando ouro neste rio. Eles chamaram o lugar de Vilinha. Como ela não vingou, pois o ouro que esperavam encontrar não apareceu, eles se mudaram para a região central de Curitiba, onde a cidade prosperou. Mas o 1º lugar onde houve desbravadores em Curitiba foi mesmo às margens do Rio Atuba. Por isso, o Atuba pode ser considerado o 1º bairro da cidade.
Primeira imagem de Curitiba A 1ª imagem de Curitiba de que se tem  conhecimento foi pintada em 1827, por Jean Baptiste Debret. Ele registrou em aquarela o que viu a partir da Igreja do Rosário, junto à Praça Garibaldi. Nessa época, Curitiba tinha cerca de 220 casas, quase todas feitas de pedra e de um só pavimento.
 Primeira Praça A 1ª praça de Curitiba foi o Largo da Matriz. Para quem não sabe esse foi o 1º nome que a atual Praça Tiradentes recebeu, logo que Curitiba foi fundada em 1693.
Primeiro Prefeito – O 1ª prefeito de Curitiba foi José Borges de Macedo, que passou a administrar a cidade em 1855. Foi iniciativa dele a demarcação da Rua das Flores. Ele hoje dá nome a uma praça ao lado da Praça Tiradentes, onde estão as Arcadas do Pelourinho. Você pode se perguntar; Se Curitiba foi fundada em 1693, como o 1º prefeito é de 1835?
Ocorre que não havia esta figura na organização portuguesa. A figura correspondente seria a do capitão-mor, que corresponderia à figura do prefeito hoje. Neste caso, nosso 1º prefeito seria Mateus Martins Leme, primeiro capitão-mor de Curitiba.
Primeiro Jornal O 1º jornal de Curitiba foi o 19 de dezembro. O nome é uma referência à data de Emancipação Política do Paraná, que aconteceu em 19 de dezembro de 1853, quando ele deixou de ser a 5ª Comarca de São Paulo para se tornar uma província. O jornal começou a circular no dia 1º de abril de 1854.
Primeiro Mapa – O 1º mapa de Curitiba foi concebido em 1857 por Frederico Hégreville.
Primeiro Parque Havia no centro de Curitiba, no final do século 19, um charco cheio de fezes, lixo e mau cheiro. Por solicitação de Francisco Fontana iniciou-se ali uma grande obra de saneamento e construção de um parque, que foi inaugurado em 2 de maio de 1886. Seu nome: Passeio Público. Além de ser o 1º parque, a construção também pode ser considerada a 1ª grande obra de saneamento da cidade, pois transformou um banhado em uma área de lazer e solucionou os alagamentos no Atalho da Graciosa, região que hoje engloba a Avenida João Gualberto e Conselheiro Araújo, na região do Círculo Militar.
 Primeira rede de água – A 1ª rede de encanamento de água de Curitiba e do Paraná foi inaugurada em 8 de setembro de 1871. Ela ainda tem seu marco principal exposto em Curitiba, bem visível aos olhos de toda a população, mas pouquíssimo conhecido e valorizado. Trata-se da Torneira Pública que está no meio da Praça Zacarias, no centro da cidade.
Sua história é bastante interessante. No final do século 19, Curitiba sofria com o abastecimento de água. Para ter água em casa, a população tinha que recorrer aos “aguadeiros”, homens que entregavam água em casa, como nos entregam gás hoje, abrir poços ou buscá-la em chafarizes ou distantes olhos d'água. Era necessário aproximar a água da população.
A solução veio de Antonio Rebouças Filho, o mesmo que projetou a Estrada de Ferro que liga Curitiba a Paranaguá e que junto a seu irmão dá o nome a Rua Engenheiros Rebouças. Certo dia, andando pela cidade com o governador da época, ele viu água jorrando em abundância de um olho d'água que ficava na região da atual Praça Rui Barbosa. Pesquisou, desenvolveu o projeto, encomendou tubos de cobre e providenciou a ligação até a atual Praça Zacarias, onde torneiras vindas da Europa passaram a despejar água para os curitibanos.
Primeira lâmpada elétrica – Na noite de 19 de dezembro de 1886, data em que se comemorava 0 33º aniversário da emancipação política do Paraná, foi acesa a 1ª lâmpada elétrica de Curitiba.
Cerca de 3.000 pessoas se reuniram no Passeio Público para acompanhar o evento. Era a largada para a instalação da energia elétrica na cidade.
O serviço ainda demoraria para ser acessível a todos, pois no início do século 20, lâmpadas elétricas sendo acesas eram atração nos circos que visitavam a cidade. Até então, Curitiba era iluminada com lampiões alimentados com querosene ou óleo de baleia.
 Primeiro transporte coletivo O 1º serviço de transporte coletivo de Curitiba foi inaugurado em oito de novembro de 1887.
Era a Linha Batel, serviço de bonde puxado por mulas, que saía da estação ferroviária, (onde hoje é o Shopping Estação), seguia pela Avenida Marechal Deodoro, Rua Presidente Faria, Rua XV de Novembro, Praça Osório, Rua Comendador Araújo, Avenida do Batel até chegar ao atual Colégio Paranaense.
No dia da inauguração, faixas penduradas nas casas saudavam o progresso da cidade. Com o tempo, os passageiros começaram a reclamar de um problema; as mulas empacavam de vez em quando.
Mesmo assim, o serviço durou até 1913, quando no dia 6 de janeiro começou a circular o 1º bonde elétrico de Curitiba.
Primeiros bombeiros Os primeiros bombeiros surgiram em Curitiba no final do século 19, como um trabalho voluntário de imigrantes alemães. Eles chegavam de carroça ao local do incêndio, carregando a água em barricas de cerveja.
Primeiro carro Era o ano de 1903 quando aqueles que passavam pela Rua XV de Novembro começaram a ouvir alguns barulhos estranhos. Era um tipo de charrete com cobertura que andava de um jeito estranho, pois não precisavam de cavalos para ser colocada em movimento. Os cavalos das outras charretes pouco acostumados com aquela barulheira ou com ciúme do veículo que não precisava do esforço dos irmãos fizeram aquela algazarra. Era um modelo Renaut Lê Minerve, trazido pelo Barão do Mate Francisco Fido Fontana. Era o 1º carro circulando por Curitiba.
Primeira bola de futebol A 1ª bola de futebol chegou em Curitiba, em maio de 1903, através do professor Victor Ferreira do Amaral, então Secretário de Educação Física do então Gynasio Paranaense, hoje Colégio Estadual do Paraná. João Moreira Garcêz, que depois viria a ser prefeito de Curitiba, Antônio Gomes Junior, Gilberto Beltrão, Antônio Franco, João de Oliveira Franco e Pedro Stenghel foram alguns dos garotos que deram seus 1ºs chutes na 1ª bola de futebol a rolar pelos gramados curitibanos.
 Primeiro atlétiba quem venceu? - Está aí mais um motivo para discussões entre coxas-brancas e rubro negros. Atlético e Coritiba se enfrentaram pela 1ª vez em 20 de abril de 1924, em um Torneio Início, aqueles torneios de apenas um dia que abriam os campeonatos em jogos com duração de 30 minutos. Nesta 1ª partida o Atlético venceu o Coritiba por 2x0.
A torcida coxa-branca refuta e diz que não se tratava de uma partida oficial, com 90 minutos de duração. Nestes moldes, a 1ª vez que se enfrentaram foi em 8 de julho de 1924, em um jogo pelo Campeonato Paranaense e aí a vitória foi do Coritiba por 6x3. Mais uma comprovação de que quando se fala em Coritiba e Atlético, em 1º lugar fica a rivalidade.
 Primeiro cinema Corria o ano de 1905, quando as primeiras imagens cinematográficas passaram a ser apresentadas em Curitiba. Elas eram exibidas, junto a outras atrações, no Colyseu Curitibano, um famoso parque de diversões que
funcionava, onde hoje está o Instituto de Educação. Observando a fascinação da população pelo “Cinematographo”, Francisco Serrador, proprietário do Colyseu e um sócio fundaram, na esquina da Avenida Luis Xavier com Praça Osório, o Cine Éden, 1º cinema de Curitiba. Mais tarde ele seria chamado de Cine Teatro Palácio. O cinema era dividido como se fosse um campo de futebol. Na parte da “geral” sentavam, em bancos de madeira e sem nenhuma ventilação, aqueles que não tinham dinheiro para pagar a inteira. Nas cadeiras, muito mais confortáveis, sentavam aqueles que pagavam o valor total.
Primeira transmissão de rádio A 1ª transmissão radiofônica de Curitiba e do Paraná aconteceu em 1909, quando Lívio Moreira, no centro da cidade, e Flávio Luz, no alto do Bigorrilho, conseguiram se comunicar. Já a 1ª rádio foi a Rádio Clube Paranaense, que também é a 3ª mais antiga do Brasil.
Primeiro voo de balão - O 1º vôo de um balão em Curitiba aconteceu em 30 de janeiro de 1876, quando a aeronauta Theodolu Ceballos, saindo da Praça da Matriz, atual Praça Tiradentes, subiu 2 mil metros no seu balão e desceu a 2 km da cidade. Alguns anos depois, em 1909, foi a vez da 1ª mulher voar em um balão. A heroína foi a balonista Maria Aída que partiu do Passeio Público. Infelizmente a aventura teve seu final atrapalhado por uma das torres da Catedral e o balão ficou preso. Ela desceu escorregando pela abóboda da edificação e foi aplaudida por todos
Primeiro vôo de avião - O 1º voo de avião em Curitiba aconteceu em 1º de abril de 1914. E não é mentira. O responsável pela proeza foi Cícero Marques. Uma grande multidão se reuniu e pagou para vê-lo levantar voo em uma pista improvisada no antigo Prado do Guabirotuba, onde hoje está a PUC. Segundo a imprensa da época, ele decolou bem, chegou a contornar as torres da Catedral e aterrissou novamente no Prado. Como recompensa, recebeu do então prefeito Cândido de Abreu um prêmio de um conto de réis.
Primeira motorista A 1ª mulher a tirar uma carteira de motorista em Curitiba foi Dalila de Castro Lacerda.
Primeiro arranha-céu O 1º edifício de Curitiba foi o Edifício Garcez, localizado na esquina das ruas Voluntários da Pátria e Luiz Xavier. Em 1929, quando ele foi inaugurado, os jornais noticiaram a exuberância dos oito andares da gigantesca edificação. Contam os antigos que, na época, muitos curitibanos deixavam de passar perto dele porque tinham toda certeza de que o “arranha-céu” e seus oito andares estavam prestes a cair.
Estar na vanguarda só é possível porque Curitiba coloca sempre o cidadão em primeiro lugar. Na educação, na saúde, na segurança, no meio ambiente, no esporte e no lazer, na infraestrutura, em todas as áreas que afetam a vida dos curitibanos. Só assim é possível construir uma cidade mais democrática, justa e humana. Curitiba. Respeito e cuidado com a nossa gente

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