Em um belo final de semana resolvi fazer um “TUR”
por Curitiba, através do ônibus de turismo, sendo que bem cedo me desloquei
para a Praça Tiradentes, onde o primeiro ônibus sairia às 9hs.
No trajeto até essa, vi muita gente de todas as idades que também
estavam aproveitando aquele dia lindo, que era a transição do inverno para a
primavera; sol radiante, céu azul, jardins floridos, gorjeio de pássaros,
revoada de borboletas, etc.
Vi inclusive um jovem casal que de bermudas,
camisetas e tênis, faziam sua caminhada matutina. Só que ele andando rápido
empurrava um carrinho com um nenê bem pequeno e era seguido por ela que
empurrava outro carrinho com uma criança um pouco maior.
Cheguei às 8h30m na praça e aguardei o ônibus que faria o primeiro
passeio naquele dia.
Sentei no último banco e às 9 horas quando soaram as badaladas no
relógio da catedral, o motorista deu a partida.
O interessante é que vivo a mais de meio século em Curitiba e nesse dia
passei por lugares onde nuca tinha passado antes.
O passeio é muito aproveitado por turistas de outros estados e também
por estrangeiros. Ao subir para o ônibus, o senhor que entrou na minha frente
junto com sua esposa derrubou seu boné. Ajuntei-o e lhe entreguei, sendo que
ele agradeceu-me com um “gracias”. No lado oposto da fileira de banco em
que eu estava, sentou-se um chinês bem grande e gordo que ocupou dois assentos
e filmava todos os lugares em que o ônibus percorria. No banco à minha frente
sentaram duas senhoras e ao lado mais um casal que eram de Brusque SC e ouvi
também algumas pessoas falando em inglês.
Foi um passeio diferente e interessante, pois
geralmente vemos as paisagens por baixo e quando temos oportunidades de
olharmos as mesmas paisagens de outro ângulo, notamos algumas diferenças.
O ônibus transitou por ruas e parques numa velocidade baixa, então do
alto foram possíveis ver particularidades que geralmente não notamos, tais
como; cidade com muito verde, lindos condomínios com seus gramados bem
aparados, cheiro suave das fruteiras floridas anunciando o início da primavera,
parques repletos de pessoas, cachorros estirados preguiçosamente tirando sua
soneca sob o sol da manhã, etc.
A
Linha Turismo é uma linha de ônibus especial, que circula nos principais pontos
turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e
atrações da cidade.
Considerada
uma das melhores do país, a Linha circula a cada 30 minutos, percorrendo
aproximadamente 44 km em cerca de 2 horas e meia. O roteiro começa na Praça
Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. Para
embarcar você compra uma cartela com 5 tíquetes por R$ 29,00 e tem direito a um
embarque e 4 reembarques. Os veículos são equipados com sistema de som para
fornecer informações gravadas sobre os locais visitados em três idiomas -
português, inglês e espanhol.
Em 2008 foi impresso o livreto “Curitiba por Primeiro” pela Prefeitura de Curitiba e pelos jornais
Estado e Tribuna do Paraná em comemoração aos 315 anos, que contam um pouco de
sua história, a qual transcrevo abaixo:
Primeiras Palavras – O primeiro beijo, o primeiro carro, a
primeira casa, a primeira escola, o(a) primeiro(a) namorado(a)!
Se todos
nós temos boas lembranças de nossas primeiras experiências, por que não fazer o
mesmo com a nossa cidade? Por que não lembramos dos primeiros momentos desta
Curitiba?
Primeiro Aniversário – A 1ª
vez que Curitiba comemorou seu aniversário no dia 29 de março foi no ano de
1842, ano em que, no dia 5 de
fevereiro, a então Vila de Nossa
Senhora da Luz e Bom Jesus dos
Pinhais foi elevada à categoria de cidade. Conta-se que nesta 1ª
comemoração os curitibanos saíram em procissão pela cidade, que foi iluminada
por velas e candeeiros
iluminados a querosene.
Primeiro Bairro – Apesar de Curitiba ter sido fundada na região
da Praça Tiradentes, o que nos
leva a crer que o Centro seria o 1º bairro da cidade, houve uma povoação
anterior a ela, às margens do Rio Atuba. Acredita-se que já em 1649
havia homens por ali procurando ouro neste rio. Eles chamaram o lugar
de Vilinha. Como ela não vingou, pois o ouro que esperavam
encontrar não apareceu, eles se mudaram para a região central de Curitiba, onde
a cidade prosperou. Mas o 1º lugar onde houve desbravadores em Curitiba foi
mesmo às margens do Rio Atuba. Por isso, o Atuba pode ser considerado o 1º bairro da cidade.
Primeira imagem de Curitiba – A 1ª imagem de Curitiba de que se tem conhecimento foi pintada em 1827, por Jean Baptiste
Debret. Ele registrou em aquarela o que viu a partir da Igreja do Rosário, junto à Praça
Garibaldi. Nessa época, Curitiba tinha cerca de 220 casas, quase todas
feitas de pedra e de um só pavimento.
Primeira Praça – A 1ª praça de Curitiba foi o Largo da Matriz. Para quem não sabe
esse foi o 1º nome que a atual
Praça Tiradentes recebeu, logo que Curitiba foi fundada em 1693.
Primeiro Prefeito – O 1ª
prefeito de Curitiba foi José Borges de Macedo, que passou a administrar a cidade em 1855. Foi iniciativa dele a demarcação da Rua das Flores. Ele hoje dá nome a uma praça ao lado da Praça
Tiradentes, onde estão as Arcadas do
Pelourinho. Você pode se perguntar; Se Curitiba foi fundada em 1693,
como o 1º prefeito é de 1835?
Ocorre
que não havia esta figura na organização portuguesa. A figura correspondente seria
a do capitão-mor, que corresponderia à figura do prefeito hoje. Neste
caso, nosso 1º prefeito seria Mateus Martins Leme, primeiro capitão-mor de
Curitiba.
Primeiro Jornal – O 1º jornal de Curitiba foi o 19 de dezembro.
O nome é uma referência à data
de Emancipação Política do Paraná, que aconteceu em 19 de dezembro de 1853,
quando ele deixou de ser a 5ª
Comarca de São Paulo para se tornar uma
província. O jornal começou a circular no dia 1º de abril de 1854.
Primeiro
Mapa – O 1º mapa de
Curitiba foi concebido em 1857 por Frederico Hégreville.
Primeiro Parque – Havia no centro de Curitiba, no final do século 19, um charco cheio de fezes, lixo e mau cheiro. Por solicitação de Francisco Fontana iniciou-se ali uma grande obra de saneamento e construção de um parque, que foi
inaugurado em 2 de maio de 1886.
Seu nome: Passeio Público. Além de ser o 1º parque, a construção também
pode ser considerada a 1ª grande
obra de saneamento da cidade, pois transformou um banhado em uma área de lazer e solucionou os alagamentos no
Atalho da Graciosa, região que hoje engloba a Avenida João Gualberto e
Conselheiro Araújo, na região do
Círculo Militar.
Primeira rede de água – A 1ª
rede de encanamento de água de
Curitiba e do Paraná foi inaugurada em 8 de setembro de 1871. Ela ainda tem seu marco principal exposto em
Curitiba, bem visível aos olhos
de toda a população, mas pouquíssimo conhecido e valorizado. Trata-se da
Torneira Pública que está no meio da Praça
Zacarias, no centro da cidade.
Sua história é bastante interessante. No final do
século 19, Curitiba sofria com o abastecimento de água. Para ter água em casa,
a população tinha que recorrer aos “aguadeiros”, homens que
entregavam água em casa, como nos entregam gás hoje,
abrir poços ou buscá-la em chafarizes ou distantes olhos d'água. Era necessário
aproximar a água da população.
A solução
veio de Antonio Rebouças Filho, o mesmo que projetou a Estrada de Ferro que
liga Curitiba a Paranaguá e que junto a
seu irmão dá o nome a Rua Engenheiros Rebouças. Certo dia, andando pela cidade com o governador da época, ele
viu água jorrando em abundância de um olho d'água que ficava na região da atual
Praça Rui Barbosa. Pesquisou, desenvolveu
o projeto, encomendou tubos de cobre e providenciou a ligação até a atual Praça Zacarias, onde torneiras vindas da Europa
passaram a despejar água para os curitibanos.
Primeira
lâmpada elétrica – Na noite de 19 de dezembro de 1886, data em que se comemorava 0
33º aniversário da emancipação política do Paraná, foi acesa a 1ª lâmpada elétrica de Curitiba.
Cerca de
3.000 pessoas se reuniram no Passeio Público para acompanhar o evento. Era a largada para a instalação da energia
elétrica na cidade.
O serviço
ainda demoraria para ser
acessível a todos, pois no
início do século 20, lâmpadas elétricas sendo
acesas eram atração nos circos que visitavam a cidade. Até então, Curitiba era iluminada com lampiões alimentados com querosene ou óleo de baleia.
Primeiro transporte coletivo – O 1º serviço de transporte coletivo de
Curitiba foi inaugurado em oito de novembro de 1887.
Era a
Linha Batel, serviço de bonde puxado por mulas, que saía da estação
ferroviária, (onde hoje é o Shopping Estação), seguia pela Avenida Marechal
Deodoro, Rua Presidente Faria, Rua XV de Novembro, Praça Osório, Rua Comendador Araújo, Avenida do Batel até chegar ao atual Colégio Paranaense.
No dia da inauguração, faixas penduradas
nas casas saudavam o progresso da cidade. Com o tempo, os passageiros começaram a reclamar de um problema;
as mulas empacavam de vez em
quando.
Mesmo
assim, o serviço durou até 1913,
quando no dia 6 de janeiro começou a circular o 1º bonde elétrico de Curitiba.
Primeiros bombeiros – Os primeiros bombeiros surgiram em Curitiba
no final do século 19, como um
trabalho voluntário de imigrantes alemães. Eles chegavam de carroça ao local do incêndio,
carregando a água em barricas de cerveja.
Primeiro carro – Era o ano
de 1903 quando aqueles que passavam pela Rua XV de Novembro começaram a ouvir alguns barulhos estranhos. Era um tipo de charrete com cobertura que andava de um jeito estranho,
pois não precisavam de cavalos para ser colocada em movimento. Os cavalos das outras charretes pouco
acostumados com aquela barulheira ou com ciúme do veículo que não precisava do esforço dos irmãos fizeram aquela algazarra. Era um modelo
Renaut Lê Minerve, trazido pelo Barão
do Mate Francisco Fido
Fontana. Era o 1º carro circulando por Curitiba.
Primeira bola de futebol – A 1ª bola
de futebol chegou em Curitiba, em maio de 1903, através do professor
Victor Ferreira do Amaral, então Secretário de Educação Física do então Gynasio
Paranaense, hoje Colégio Estadual do Paraná. João Moreira Garcêz, que depois viria a ser prefeito de Curitiba, Antônio Gomes Junior, Gilberto Beltrão, Antônio Franco, João de Oliveira
Franco e Pedro Stenghel foram alguns
dos garotos que deram seus 1ºs
chutes na 1ª bola de futebol a rolar pelos gramados curitibanos.
Primeiro atlétiba quem venceu? - Está aí mais um motivo para discussões entre coxas-brancas e rubro negros.
Atlético e Coritiba se
enfrentaram pela 1ª vez em 20
de abril de 1924,
em um Torneio Início, aqueles torneios
de apenas um dia que abriam os
campeonatos em jogos com duração
de 30 minutos. Nesta 1ª partida
o Atlético venceu o Coritiba por
2x0.
A torcida
coxa-branca refuta e diz que não
se tratava de uma partida oficial, com 90 minutos de duração. Nestes moldes, a 1ª vez que se enfrentaram
foi em 8 de julho de 1924, em um
jogo pelo Campeonato Paranaense e aí a vitória foi do Coritiba por 6x3. Mais uma comprovação de que quando se fala em Coritiba e Atlético, em 1º
lugar fica a rivalidade.
Primeiro cinema – Corria o ano de 1905, quando as primeiras
imagens cinematográficas passaram a ser apresentadas em Curitiba. Elas eram
exibidas, junto a outras atrações, no Colyseu
Curitibano, um famoso parque
de diversões que
funcionava,
onde hoje está o Instituto de
Educação. Observando a fascinação da população pelo “Cinematographo”, Francisco Serrador, proprietário do Colyseu
e um sócio fundaram, na esquina
da Avenida Luis Xavier com Praça Osório, o Cine Éden, 1º cinema de Curitiba. Mais tarde ele seria chamado de Cine Teatro Palácio. O cinema era
dividido como se fosse um campo
de futebol. Na parte da “geral”
sentavam, em bancos de madeira e
sem nenhuma ventilação, aqueles
que não tinham dinheiro para pagar a inteira. Nas cadeiras, muito mais confortáveis, sentavam aqueles
que pagavam o valor total.
Primeira transmissão de rádio – A 1ª transmissão radiofônica de Curitiba e do
Paraná aconteceu em 1909, quando Lívio Moreira, no centro da cidade, e Flávio Luz, no alto do
Bigorrilho, conseguiram se comunicar. Já a 1ª rádio foi a Rádio Clube
Paranaense, que também é a 3ª mais antiga do Brasil.
Primeiro voo de balão - O 1º vôo de um balão em Curitiba aconteceu em
30 de janeiro de 1876, quando a aeronauta Theodolu Ceballos, saindo da Praça da
Matriz, atual Praça Tiradentes,
subiu 2 mil metros no seu balão e
desceu a 2 km da cidade. Alguns anos depois,
em 1909, foi a vez da 1ª mulher voar em um balão. A heroína foi a
balonista Maria Aída que partiu
do Passeio Público. Infelizmente a aventura teve seu final atrapalhado por uma das torres da Catedral e o
balão ficou preso. Ela desceu escorregando pela abóboda da edificação e foi
aplaudida por todos
Primeiro vôo de avião - O 1º voo
de avião em Curitiba
aconteceu em 1º de abril de 1914. E não é mentira. O responsável pela proeza
foi Cícero Marques. Uma grande multidão se reuniu e pagou para vê-lo levantar
voo em uma pista improvisada no
antigo Prado do Guabirotuba, onde hoje
está a PUC. Segundo a imprensa da época,
ele decolou bem, chegou a contornar as torres da
Catedral e aterrissou novamente no Prado. Como recompensa, recebeu do então
prefeito Cândido de Abreu um prêmio de um conto de réis.
Primeira motorista – A 1ª mulher a tirar uma carteira de motorista em Curitiba foi Dalila de Castro Lacerda.
Primeiro arranha-céu – O 1º edifício de Curitiba foi o Edifício
Garcez, localizado na esquina das ruas Voluntários
da Pátria e Luiz Xavier. Em
1929, quando ele foi inaugurado, os jornais
noticiaram a exuberância dos oito
andares da gigantesca edificação. Contam os antigos que, na época,
muitos curitibanos deixavam de passar
perto dele porque tinham toda certeza
de que o “arranha-céu” e seus oito andares estavam prestes a cair.
Estar na vanguarda só é possível porque Curitiba
coloca sempre o cidadão em primeiro lugar. Na educação, na saúde, na segurança,
no meio ambiente, no esporte e no lazer, na infraestrutura, em todas as áreas
que afetam a vida dos curitibanos. Só assim é possível construir uma cidade
mais democrática, justa e humana. Curitiba. Respeito e cuidado com a nossa
gente
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