Certa vez fui com um colega a pé de Araucária
até Guajuvira vendendo tapetes, para voltarmos de trem para
Curitiba.
Naquele tempo o trem de passageiros vinha do norte do Paraná e no começo da noite passava por Guajuvira com destino à Curitiba.
Chegando à tarde no povoado, começamos a jogar sinuca em um armazém até chegar o trem, pois sendo ambos de menor, em Curitiba não poderíamos nem jogar ou andar desacompanhado no trem.
Meu colega já estava nervoso, pois sempre que jogávamos quem perdia pagava a conta. E nessa ocasião além dele estar perdendo, enfiou o pé em uma fenda no assoalho e eu não consegui controlar o riso e o “colega” inclusive quis dar-me uma tacada na cabeça.
Entre o armazém e a estação havia um muro e duas escadinhas de madeira, era o caminho para transpor o muro.
Depois de comprarmos as passagens na estação e colocarmos os tapetes no bagageiro do último vagão, voltamos até o outro lado do muro e o meu colega segurou-me pelo braço, enquanto da locomotiva soava o apito dando o sinal de partida.
Enquanto me segurava o colega disse-me: - “Bicha quem passar para o outro lado antes do trem sair”.
Já era noite e quando o trem partiu, saímos correndo pelos trilhos atrás, sendo que antes de embarcar meu colega tropeçou, mas eu não embarquei antes que ele já estivesse em segurança dentro do trem. Inclusive quando pulei praticamente o trem já me arrastava, pois segurando no suporte, cada passo que dava sobre os dormentes, sendo puxado pelo trem dava uns dois metros.
PAPANDUVAS PR – Em outra ocasião fui com outro colega vender tapetes no referido povoado. Em Araucária pegamos o ônibus para Contenda, sendo que a intenção de ambos era vendermos no caminho.
Meu colega percorreu por uma estrada secundária e eu fui até Contenda e de lá segui pela estrada principal. Em Araucária vimos no edital que o ônibus voltaria às 17h30min e fomos tranquilos.
No
final da tarde, encontramo-nos bem em frente à igreja. O vilarejo tinha apenas
uma rua. Até parecia uma cena de um filme de western, onde dois pistoleiros
encontram-se no centro do vilarejo entrando cada qual pelo lado oposto.
Só tinha um pequeno problema: Eram férias escolares e não teria ônibus de volta naquela tarde. Enquanto o sol declinava no horizonte, voltávamos a pé pelo mesmo caminho em que o colega tinha andado, e até pensamos que teríamos que pousar no campo.
Bebemos água e lavamos o rosto em um pequeno riacho e continuamos andando até que passou uma caminhonete F-350 no mesmo sentido e pedimos carona.
O motorista estava com parte da família na cabina e nós subimos na carroceria, onde estavam as ferramentas e vários sacos de batatas. Rodamos por um bom tempo no meio da poeira, enquanto o sol desaparecia e dava um “até amanhã”, chegando finalmente em um armazém. Nesse estava outro agricultor que de F-1000 deu-nos carona até Araucária.
Para recordar esses momentos, foi que depois de 35 anos voltei para aquele vilarejo para vender caça palavras e cruzadas educativas.
CRISTO VEM PREPARA-TE!
ResponderExcluirLUCAS 21:25 e 26 – E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.
LUCAS 21:11 – E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.
II TIMÓTEO 3:1 a 4 – Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
MATEUS 24:14 – E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
APOCALIPSE 1:7 – “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o transpassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele.”
ISAÍAS 25:8 e 9 – Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o Senhor falou.
Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.
APOCALIPSE 6:12 a 17 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;
E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir.
JOÃO 14:23 – Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.